Faça você mesmo suas imagens vetoriais

Faça você mesmo suas imagens vetoriais

Quem tem site precisa preocupar-se com a qualidade de seu conteúdo e a rapidez com que esse conteúdo pode ser baixado do servidor. Maior qualidade e rapidez são características das imagens vetoriais; aprenda um pouco sobre elas.

Imagens vetoriais. O que são, afinal, as tais imagens vetoriais?  Em computação gráfica, divide-se as imagens em dois tipos: imagens rasterizadas e imagens vetoriais. As primeiras são imagens formadas por mapas de bits; elas são geradas a partir de pontos minúsculos (pixels) diferenciados por suas cores; ao ser armazenada em um arquivo, a imagem rasterizada é descrita por uma sequência gigante de pixels. A imagem vetorial, por sua vez, não contém uma descrição de cada pontinho, porque ela é gerada a partir de descrições de elementos que pertencem a uma família de formas geométricas (retas, elipses, curvas, polígonos, etc); ao serem condensadas em um arquivo, as imagens vetoriais são descritas por meio de fórmulas matemáticas (vetores).

  • imagem rasterizada: mapa de bits descrevendo pixel por pixel
  • imagem vetorial: fórmulas matemáticas que descrevem formas geométricas

Benefícios. Por que utilizar imagens vetoriais? Porque as imagens vetoriais são imbatíveis em qualidade e eficiência quando se fala em arte digital. Ilustrações, desenhos, ícones, logos, gráficos e uma infinidade de outros tipos de imagens ficam muito melhores no formato vetorial. O grande benefício de uma imagem vetorial é poder alterar seu tamanho à vontade sem correr risco de reduzir a qualidade da imagem final; como elas são armazenadas como fórmulas matemáticas, você pode aumentá-las o quanto quiser e o computador sempre saberá reproduzi-las sem perda de qualidade; se você ampliar demais uma imagem rasterizada, você acabará produzindo uma imagem distorcida e cheia de pixels aparentes. Outro grande benefício das imagens vetoriais é o tamanho do arquivo final utilizado para armazená-la; por serem descritas por intermédio de formas geométricas, elas acabam ocupando muito menos espaço, ficando muito mais leves e permitindo que seu site carregue mais rápido.

  • ampliação sem perda de qualidade
  • arquivos menores

Softwares pagos. Existem diversos aplicativos para se criar imagens vetoriais; os dois mais famosos são Corel Draw e Adobe Illustrator. Ambos são ótimos e cheios de ferramentas para se criar praticamente qualquer coisa com vetores. Contudo, por serem softwares profissionais de altíssimo nível, eles são relativamente caros para quem não trabalha direta e frequentemente com design gráfico.

Softwares gratuitos. Se o alto custo de um software profissional é um problema para você, não se preocupe, pois existem alternativas. Para criar e editar imagens vetoriais, o aplicativo gratuito mais popular é o Inskcape. E se você nunca mexeu com imagens vetoriais, não se preocupe, porquanto o próprio site do aplicativo contém diversos tutoriais para você aprender a fazer praticamente tudo o que vai precisar quanto a criação e edição de imagens vetoriais. Gratuito e repleto de tutoriais; melhor que isso é impossível! Baixe o aplicativo, veja os tutoriais e conquiste sua independência criativa.

inkscape-logo