Como otimizar as imagens do meu site WordPress?

Como otimizar as imagens do meu site WordPress?

Para ter velocidade, é necessário preocupar-se com diversos aspectos de seu site, desde um bom pacote de hospedagem em um provedor confiável a mínimos detalhes de seu conteúdo. Um desses detalhes é o tamanho de suas imagens; em geral, quanto menor, melhor.

Imagens grandes, site lento

Imagens pesadas fazem seu site ficar lento, pois são muito mais dados que o servidor precisa transmitir para os computadores de seus visitantes. Quanto mais imagens e quanto maiores elas forem, mais devagar ficará a navegação em seu site, o que pode comprometer a qualidade da experiência de seus visitantes. O que fazer, então? À parte de recomendar manter somente as imagens necessárias em seu site, aquelas que realmente agregam valor, deve-se, sem dúvida alguma, tratar as imagens para que elas tenham o tamanho mínimo necessário.

A solução é reduzir o tamanho das imagens

Parece óbvio, portanto, dizer que é muito importante reduzir o tamanho das imagens que você escolhe colocar em seu site. O problema é que a redução de tamanho compromete a qualidade da imagem; para reduzir o tamanho de uma foto em formato jpg é necessário reduzir a quantidade de cores/pixels e/ou a eficiência do algoritmo de compressão. Reduzir a qualidade da imagem é algo que ninguém quer. A boa notícia é que é, sim, possível otimizar imagens para a web sem perder qualidade. Há limites, é claro, para o que se pode fazer por uma imagem sem reduzir sua qualidade visível, mas é possível, sim, obter grandes melhoras tendo apenas alguns pequenos cuidados especiais com as imagens que você carrega em seu site.

1) Redimensione as imagens

Em primeiro lugar, não carregue imagens com altíssima definição desnecessariamente; se você vai limitar uma imagem a um quadrado de 200 pixels (200×200) no conteúdo de seu site, para que carregar uma imagem de alta definição com 1600 pixels de largura (1600×1600)? Utilize ferramentas de edição de imagens (ex: Photoshop, Paintshop, Paint.net etc) para redimensionar a imagem para exatamente o que você precisa, nem mais, nem menos; o Paint.net, aliás, é gratuito!

2) Remova os metadados supérfluos

Em segundo lugar, e eis aqui o pulo do gato, remova os metadados (ou metainformações) desnecessários de suas imagens. Metadados são informações adicionais sobre a imagem; esses dados extras incluem resolução, modelo da câmera utilizada para tirar uma foto, data e hora em que uma imagem foi tirada ou processada pela última vez, tempo de exposição, abertura do diafragma, etc; todas essas informações são anexadas ao arquivo da imagem, tornando-o muito maior do que ele precisa ser para a grande maioria das funções a que a imagem é destinada. Mesmo que seu objetivo seja vender imagens na internet, você pode guardar essas metainformações em um arquivo original, mas não precisa disponibilizá-las em versões menores da imagem que só se destinam a divulgar seu trabalho.

Smush It!

Como eu faço para retirar esses tais metadados? Você certamente não precisa abrir imagem por imagem e sair editando-as. Existem diversas ferramentas – pagas e gratuitas – que fazem isso para você. Uma ótima opção gratuita é o Smush It da Yahoo. O Smush It varre suas imagens com técnicas de otimização em busca de bytes desnecessários a serem suprimidos e devolve-as otimizadas sem perda de qualidade! A redução em relação ao tamanho original da imagem depende de cada caso, de cada imagem; algumas imagens são reduzidas em 10%, outras chegam a uma incrível redução de 70%. A remoção de metainformações supérfluas via Smush It, na minha experiência, tem frequentemente atingido entre 20-30%. Vale a pena experimentar!

Plugin WP Smush.it

Quer tornar essa tarefa ainda mais fácil? Se você tem um site em WordPress, basta instalar o plugin WP Smush.it que todo o processo do Smush It fica ao alcance de apenas um clique. Com esse plugin instalado, você pode acessar sua  biblioteca de mídia e mandar otimizar qualquer uma de suas imagens, uma a uma ou todas de uma vez só. O plugin controla uma fila de requisições de otimização e vai enviando para o Smush It à medida que o servidor do Yahoo vai permitindo; o plugin também automaticamente substituiu suas imagens anteriores pelas novas otimizadas, sem esforço extra algum para você. Esse plugin também permite que você o configure para que todas as imagens que você carregue em seu site já sejam tratadas e passadas pelo Smush it.