Vale a pena criar um site particular para hospedar meu blog?

Vale a pena criar um site particular para hospedar meu blog?

Blog pago ou gratuito? Isto é, devo optar por colocar meu blog em um site só meu, com hospedagem própria e paga, ou devo satisfazer-me com um blog hospedado em um site de terceiros, porém com hospedagem gratuita? Para quem é ou quer ser um blogueiro, essa é uma pergunta que deve ser feita.

Todo blogueiro, em algum momento ou outro, acaba refletindo sobre se vale a pena pagar e ter um site próprio para hospedar seu blog ou não. Existem inúmeras empresas que fornecem espaços gratuitos para a hospedagem de blogs; então para que pagar? A resposta é simples: para ter total independência e controle sobre seu blog.

Quantidade. Paga-se por hospedagem porque se quer mais. Hospedagem gratuita sempre traz limitações. Nenhuma empresa que visa ao lucro oferece um serviço gratuito por questões de altruísmo, mas porque ela vislumbra, na hospedagem gratuita, uma porta para sustentar ou expandir seus negócios. Por trás da hospedagem gratuita, há uma segunda intenção, a qual é bem compreensível: angariar publicidade para outros pacotes de serviços mais completos e, é claro, pagos. Quando você hospeda gratuitamente seu site, ele pode sofrer diversas restrições, dentre as quais podem estar limites na capacidade de armazenamento (ex: somente x gigabytes de espaço para arquivos, fotos, vídeos etc) e no número de acessos diários (ex: somente n visualizações de seu site são permitidas por dia). Se você pagar por um serviço de hospedagem, você não ficará preso a limites; você escolhe o pacote que melhor se adequa ao que precisa e seu site não sofrerá com restrições!

Qualidade. Paga-se por hospedagem porque se quer o melhor. Hospedagem gratuita geralmente envolve limites na velocidade de seu site; para se ter um site veloz que não vai irritar seus clientes quando tentarem abri-lo, a melhor opção é pagar por um serviço em que você pode escolher a capacidade de processamento adequada ao nível de tráfego que seu site precisa. Qualidade não é somente uma questão técnica, de velocidade, mas também uma questão visual, de experiência. Ainda que seu site seja rápido e seu conteúdo seja interessante, de nada adiantará se ele não tiver uma aparência agradável e não for funcional para os usuários. Empresas que oferecem hospedagem gratuita obrigam você a utilizar seus modelos pré-formatados e padronizados, fazendo com que todos os sites que hospedam pareçam que saíram de uma mesma forma. O usuário navega de um site para o outro e parece que não saiu do lugar. Se você pagar por um serviço de hospedagem, você terá liberdade para fazer um site inovador, com a sua cara, que vai destacar-se de todos os outros.

Independência. Paga-se por hospedagem porque se quer ter um domínio independente. Hospedagem gratuita frequentemente nos obriga a tolerar um subdomínio atrelado ao site da empresa que hospeda. Em vez de ter um endereço eletrônico parecido com www.seusite.com.br, você terá de conformar-se com um endereço no estilo www.empresaquehospeda.com.br/seusite ou www.seusite.empresaquehospeda.com.br. Não é necessário dizer que um site com domínio independente é muito mais profissional e agradável que um site hospedado em um subdomínio.

Controle. Paga-se por hospedagem porque se quer ter controle total sobre o que aparece em seu site. Hospedagem gratuita quase sempre implica conviver com anúncios e diversas formas de propaganda indesejadas. A empresa que hospeda seu site costuma reservar alguns espaços estratégicos nele para alugar a clientes que estejam dispostos a pagar por ações publicitárias. Se você pagar por um serviço de hospedagem, você poderá controlar o que, quando, onde e como aparece em seu site. Aliás, você pode até ganhar dinheiro com isso; em vez de deixar a empresa de hospedagem lucrar com o seu site, por meio do aluguel de espaços publicitários a terceiros, você poderá tomar as rédeas desse processo e alugar você mesmo esses espaços, redirecionando aquela verba antes perdida para o próprio bolso.

Se você é um blogueiro que almeja oferecer a melhor experiência possível a seus visitantes, ter um site particular com hospedagem paga é o melhor caminho. Só assim você poderá assumir o verdadeiro controle de seu site, desde o conteúdo e a aparência até a velocidade.